Tipos de cerimônia de casamento

Quando se trata da organização de um casamento, o mais comum é que os preparativos da festa acabem tomando a maior parte do tempo do casal, mas não se pode esquecer que a cerimônia é de maior importância, já que é durante ela que a verdadeira união acontece! A partir de agora, você confere alguns tipos de cerimônia de casamento, para se inspirar e planejar um momento inesquecível!

Existe, basicamente, o casamento civil e religioso. No caso do civil, normalmente a cerimônia acontece no próprio cartório, com a presença dos noivos, testemunhas e pais. É algo mais formal, que precisa obedecer a determinadas normas, por isso, não há muito espaço para criatividade. Já o casamento religioso pode acontecer de diversas formas!

O primeiro tipo de cerimônia religiosa que já foge um pouco do convencional é ao ar livre, em uma chácara ou praia. Se essa for a sua escolha, o ideal é escolher o horário de fim de tarde, para que o pôr do sol seja o cenário. Além de ser diferente, o casamento ao ar livre permite que os convidados se sintam mais à vontade, sem a necessidade de usar ternos ou vestidos longos. Aproveita-se a natureza como principal decoração.

Um tipo de cerimônia bem prática é aquela celebrada no restaurante em que será servido o jantar. Basta decorar um corredor no meio das mesas e montar um altar simples, conversando com o celebrante com antecedência, para saber se ele poderá se deslocar para o salão ou restaurante. Isso evita que se perca tempo indo de um lugar para o outro, além de economizar a decoração da igreja!

Além dos casamentos cristãos, existem outros tipos de cerimônias, de outras culturas. É claro que ninguém vai mudar de religião para se casar, mas é possível pegar algumas inspirações para fazer uma cerimônia marcante. Por exemplo: no casamento indiano, antes da troca de anéis, a noiva oferece ao noivo um pote com iogurte e mel, simbolizando a pureza dela e daquele momento.

Você também pode se inspirar nos casamentos havaianos e transformar a cerimônia em um luau, cheio de boas energias e vibrações positivas! Já nos casamentos americanos, é comum que a cerimônia seja feita em casa, deixando todos muito mais à vontade, além disso, são os próprios noivos que escrevem os votos que dirão um ao outro durante o matrimônio, uma boa ideia para quem quer surpreender!

Uma ideia bem diferenciada é a cerimônia militar, principalmente quando um dos noivos presta esse tipo de serviço. É possível colocar os militares no corredor, durante a entrada da noiva, ou na saída da igreja, fazendo o famoso “teto de aço” com suas espadas. São detalhes que podem deixar a cerimônia mais emocionante, mas se o capelão for militar, fique atento a todos os protocolos que precisam ser seguidos.

Por fim, uma dica que pode ser seguida em qualquer tipo de cerimônia: um vaso com areia rosa e outro com areia azul, cada um dos noivos pega um e despeja em um vaso vazio, simbolizando a união!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta